quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Substituições de Farinhas

Olá!
Hoje o assunto era uma curiosidade minha: como substituir as farinhas nas receitas.


Já que o ideal é trocar a mesma quantidade por farinhas do mesmo tipo de alimento, vou deixar as opções mais saudáveis de farinhas e seus nutrientes... os preços variam bastante, portanto vai de cada um escolher o que se encaixa melhor nas suas necessidades nutricionais e financeiras.


CEREAIS
  • Arroz - fonte de vitaminas, proteínas e fibras. Dê preferencia a farinha integral.
  • Milho - fonte de proteínas, carboidratos, fibras, vitamina E e B3, ácido fólico, potássio e fósforo. Dê preferencia a farinha de milho orgânico.
  • Sorgo - rico em ferro, zinco e potássio. Fonte de vitaminas A, D, E, K e do complexo B.
  • Teff - fonte de minerais, aminoácidos, vitaminas e fibras.
  • Quinoa - alimento completo: contém proteínas, vitaminas complexo B, cálcio, fósforo, magnésio e potássio, além de carboidratos e gorduras balanceadas.
  • Amaranto -  contém  carboidratos, fibras, aminoácidos essenciais, cálcio, fósforo e selênio.
  • Painço - fronte de proteínas, ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, E, K e do complexo B.



RAÍZES E TUBÉRCULOS
  • Mandioca - excelente fonte de carboidrato, vitamina B9 e C, magnésio, manganês e cobre.
  • Araruta - rico em carboidratos, fibras e cálcio.
  • Batata Doce - boa fonte de carboidrato, cálcio e ferro.



SEMENTES
  • Linhaça - contém ômega 3 e é rica em fibras.
  • Chia - contém ômega 3, minerais e aminoácidos.
  • Semente de abóbora - boa fonte de fibras, proteína, minerais e vitaminas.
  • Gergelim - rico em lecitina, cálcio, maganês, cobre. Fonte de vitamina B1 e E.
  • Trigo Sarraceno - rico em ferro, contém proteínas, minerais, vitamina P e rutina.



LEGUMES
  • Berinjela - contém vitaminas Ae C e fibras.
  • Cenoura - fonte de vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, cobre, iodo e betacarotenos.
  • Beterraba - contém ferro, fibras e vitaminas B1, B2 e E.



LEGUMINOSAS
  • Grão de bico - fonte de fibras, gorduras, proteínas, vitamina B9 e magnésio.
  • Feijão branco - boa fonte de vitaminas E e K e de fibras. Contém cálcio, ferro e potássio.
  • Ervilha - fonte de fibras e proteínas.



FRUTAS
  • Banana verde - contém proteínas, fibras, gordura, fósforo, cálcio, magnésio, ferro e manganês.
  • Coco - fonte de gordura e finra, proteína, vitaminas, ferro e cálcio.
  • Açaí - contém fibras, potássio e vitaminas B1 e B2.
  • Uva - fonte de fibras e antioxidantes.
  • Maracujá - contém fibras (pectina), vitamina B3 e C, ferro, cálcio, fosforo e potássio.

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